Os algoritmos, como já foi visto, são etapas lógicas
com a finalidade de atingir resultados.Vimos que no nosso dia à dia, podemos
observar sequências que por hábito ou condição promovemos, muitas vezes
inocentemente, simplesmente, por vivermos em sociedade.Desde pequeninos,
desenvolvemos nossas aptidões com a família, amigos e dentro dos diversos meios
que somos colocados pelos mais velhos.Assim, aprendemos e repetimos e
transmitimos isso, como num círculo vicioso.
Mas, além do dia à dia, podemos utilizar os
algoritmos para resolver situações de nosso interesse, isto é, dentro da
computação.Mas quando?
Clique aqui e veja o conceito de interface no Wikipédia
Um exemplo de interface é a abertura de diversas janelas:
Na elaboração de interfaces os algoritmos são
responsáveis pela descrição das execuções que o programa vai realizar.Abaixo a imagem que serve de exemplo de interação usuário-sistema.
Mas como podemos identificar um algoritmo?
Vamos mencionar quais tipos de algoritmos existem:
1)Descrição Narrativa
2)Pseudocódigos
3)Diagrama de Chapin
4)Fluxogramas
Agora vamos conhecê-los melhor.
1)Descrição narrativa:
Pouco utilizada, nada mais é que a linguagem propriamente
dita, que vai descrever as etapas necessárias para resolver o problema, como
vimos no primeiro post, os exemplos do preparo do bolo, da troca de pneus e do
cálculo da equação.Veja outros exemplos:
Tomar Banho.:
Passo 1 - Entrar no banheiro e tirar a roupa
Passo 2 - Abrir a torneira do chuveiro
Passo 3 - Entrar na água
Passo 4 - Ensaboar-se
Passo 5 - Sair da água
Passo 6 - Fechar a torneira
Passo 7 - Enxugar-se
Passo 8 - Vestir-se
Calcular a Média de um Aluno.:
Passo 1 - Obter as suas 2 notas de provas do Aluno
Passo 2 - Calcular a média aritmética das notas
Passo 3 - Se a média for maior que 6, mostrar na tela uma mensagem dizendo que o aluno foi aprovado, senão mostrar uma mensagem que ele foi reprovado.
Passo 1 - Entrar no banheiro e tirar a roupa
Passo 2 - Abrir a torneira do chuveiro
Passo 3 - Entrar na água
Passo 4 - Ensaboar-se
Passo 5 - Sair da água
Passo 6 - Fechar a torneira
Passo 7 - Enxugar-se
Passo 8 - Vestir-se
Calcular a Média de um Aluno.:
Passo 1 - Obter as suas 2 notas de provas do Aluno
Passo 2 - Calcular a média aritmética das notas
Passo 3 - Se a média for maior que 6, mostrar na tela uma mensagem dizendo que o aluno foi aprovado, senão mostrar uma mensagem que ele foi reprovado.
2)Pseudocódigos
É uma linguagem mais estruturada, é mais frequente na
computação, principalmente,quando desenvolvemos programas no turbo pascoal.
Veja o vídeo:
3)Diagrama de Chapin
São fluxogramas que são representados por formas geométricas utilizando a linguagem portugol.Também são chamados de diagrama N-S.Não é muito utilizado, pelas dificuldades de representação.
4)Fluxogramas:
Forma mundialmente, conhecida.As figuras geométricas
utilizadas são padrão na resolução de problemas.
No próximo post, vamos dar continuidade ao assunto, não perca!
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